Como oxidar ferro e conseguir o efeito corten?

You are currently viewing Como oxidar ferro e conseguir o efeito corten?

O aço corten tem estado em alta em diversos projetos de arquitetura, decoração de interiores e muito mais. Isso se dá porque o aço é cheio de características encantadoras e benefícios duradouros, além de possuir uma beleza sem igual.

Por isso, no artigo de hoje, decidimos trazer uma opção para aqueles que não podem optar pelo aço corten original. Aprenda agora mesmo como oxidar ferro e alcançar o efeito corten na sua casa!

Como oxidar ferro e alcançar o efeito do aço corten?

Inicialmente, para conseguir realizar a oxidação do ferro, será necessário obter alguns materiais específicos. Veja abaixo:

– Peça de ferro escolhida;

– Thinner;

– Verniz;

– Máscara para proteção;

– Pincel;

– Luvas de borracha;

– Ácido muriático;

– Água.

Com esses materiais em mãos, vamos colocar a mão na massa! Acompanhe nosso passo a passo:

1º Etapa

Para realizar a oxidação total do ferro, é necessário que a peça esteja crua, sem qualquer tipo de tratamento anterior. 

Para fazer isso, é preciso remover toda a oleosidade do ferro com uma estopa – mais especificamente, com o Thinner. Vá passando por toda a superfície do ferro até que seja removida totalmente a oleosidade presente.

2º Etapa

Após realizar a primeira etapa, agora é a hora de mexer com o ácido muriático. Lembre-se sempre de usar equipamentos de segurança, como a máscara e a luva, para evitar possíveis ferimentos.

Uma vez protegido e com os materiais em mãos, basta aplicar o ácido por cima da peça para limpar todos os resíduos do material.

3º Etapa

Agora, em um pote ou bacia de plástico, coloque um pouco de água e adicione a mesma quantidade de ácido nela. É necessário que os dois tenham a mesma quantidade – ou seja, 50% de ácido e 50% de água.

Com o pincel, comece a passar o ácido por toda a superfície da peça de ferro. Vale lembrar que não é indicado usar o ácido puro, pois irá prejudicar a oxidação do ferro.

Após isso, basta aguardar em torno de 24 horas para que o ácido comece a agir sobre a peça de ferro.

4º Etapa

Depois de um dia, ao ver que a peça está totalmente oxidada, lave-a com água e, se achar necessário, passe uma bucha com sabão para remover todos os restos do ácido do ferro. Assim, espere a peça secar por completo.

5º Etapa

Por fim, depois de completar todas as etapas acima, para alcançar o efeito corten será necessário aplicar um pouco de resina ou verniz sobre a peça de ferro. 

Geralmente, o verniz indicado é o automotivo, pois ele ajuda a acelerar o efeito na superfície metálica. Após isso, basta esperar secar e sua peça estará pronta.

Por que vale mais a pena optar pelo aço original?

Se você não possui a escolha de optar pelo aço corten original, utilizar a técnica de oxidação é uma forma viável para alcançar o efeito do material com alguns materiais. Contudo, o recomendável ainda é que você invista no aço corten original – e há vários motivos para isso.

Além da beleza natural, o aço corten possui diversas características próprias que são marcantes da peça e que não são perfeitamente replicadas por outros meios. Além disso, o material original garante todas as vantagens que só a composição do aço pode oferecer.

Conheça algumas dessas vantagens abaixo:

Manutenção reduzida

Diferente de outras opções de materiais e aços disponíveis no mercado, o aço corten possui grande resistência, o que reduz o número de manutenções diárias ou em períodos curtos.

Resistência

Todo o processo para alcançar a aparência enferrujada do aço não diminui a vida útil do material – pelo contrário! O aço corten é mais resistente que outros tipos de materiais e o seu processo de pátina ajuda a aumentar ainda mais a sua resistência à corrosão.

Material leve

Mesmo que o aço corten seja resistente e durável, ele é um tipo de material muito leve. Isso ajuda bastante no processo de aplicação de qualquer tipo de peça, seja ela grande ou pequena.

Sustentabilidade

O aço corten é uma ótima opção para ser colocado em projetos sustentáveis – pois ele é praticamente 100% reciclável.

Beleza sem igual

Com toda a certeza, uma das grandes vantagens do aço corten é a estética da peça. Com uma cor vermelha enferrujada, o aço corten entrega beleza para decorações rústicas e modernas, agregando muito valor ao resultado final.

Instalação simples

Uma das vantagens mais conhecidas do aço corten é a facilidade na hora da instalação. As chapas – ou qualquer outra variação do material – podem ser colocadas rapidamente no ambiente desejado sem muito esforço físico.

E aí? O aço corten original vale muito a pena, não é? Por isso, conte com uma empresa especializada na produção do material para encontrar as melhores peças para o seu projeto!

Onde encontrar as melhores opções em aço corten?

Desde 1988 presente no mercado, a Mostaza é um fornecedor de aço corten que garante 100% de eficiência na aplicação desse material em seus ambientes.

Especializada não somente na fabricação de aço corten, a empresa também trabalha com a produção de Inox Especiais, Aços Ferrosos, portas pivotantes, fachadas comerciais, revestimentos, prateleiras industriais, ligas de níquel e outros diversos produtos que você pode amar!

Conheça nosso site e descubra um mundo de possibilidades!

Deixe um comentário