You are currently viewing O que é decoração rústica? Conheça o estilo e como aplicá-lo

O que é decoração rústica? Conheça o estilo e como aplicá-lo

A decoração rústica convida as pessoas a mergulharem nas belezas da natureza. Todo mundo tem boas lembranças em contato com a natureza, seja na casa dos avós ou de algum amigo que mora ou gosta muito do interior.

No entanto, esse modelo de decoração charmosa e aconchegante não está limitado apenas às casas do interior. Pelo contrário, há algum tempo, casas modernas e mais sofisticadas têm adotado esse mesmo estilo.

Neste artigo compartilharemos mais sobre a decoração rústica: o que é, características e muitas dicas para te inspirar. 

O que é decoração rústica?

A decoração rústica é bastante conhecida pelos acabamentos simples e rudimentares. Por isso, os elementos naturais ganham mais destaque, bem como móveis sólidos com um acabamento simples. Embora esse tipo de decoração tenha algumas características universais, a decoração rústica também pode ser bem eclética.

Esse estilo mais rústico surge de forma natural na decoração casual, aconchegante e confortável. Materiais como madeira, flores, aço e pedras estão entre os principais componentes do estilo. 

Falando nisso, vamos ao nosso próximo tópico! 

Elementos e características da decoração rústica

Os materiais com características da decoração rústica têm, na sua essência, uma ligação mais próxima à natureza. Esse tipo de preservação da naturalidade dos materiais reserva a eles diversas memórias afetivas de conforto e aconchego.

A decoração rústica é cheia de possibilidades estéticas. A seguir comentaremos seus principais elementos e características. 

Madeira

A madeira é um grande destaque na decoração rústica. Ela nos conecta diretamente com o campo e é um material que traz diversas sensações: boas lembranças, toques macios e quentes, além de muita beleza. Por isso, a madeira é um material muito valioso na decoração de casas e ambientes, principalmente no estilo rústico.

Ela é um material versátil, que pode ser utilizado em diferentes ambientes, até mesmo com uma decoração mais clássica, por isso, são infinitas as possibilidades. A madeira pode ser usada no piso, nas paredes, nos móveis e em diversas peças de decoração. Além de decorar, ela também traz vida e calor aos ambientes da casa.

Se a intenção é um espaço mais despretensioso e rústico, uma boa opção é escolher móveis que usem a madeira de forma mais natural possível: crua e sem acabamentos. No entanto, é necessário atenção nesse quesito. A madeira natural pode acabar se desvalorizando com o tempo, por isso é preciso manter o cuidado com as peças desse material.

Tons terrosos e neutros

Quando o tema é decoração rústica, as cores neutras e terrosas são um grande destaque. Dê prioridade aos tons alaranjados, vermelhos, marrons e rosas queimados. Essas cores trazem muito conforto e aconchego aos ambientes da casa.

Revestimentos Naturais

Nem só de madeira vive o estilo rústico. Outros tipos de materiais podem demonstrar a força da natureza e do tempo, como pedras, bambu, tijolinhos, vime e rattan. Ao utilizar materiais com estilos mais rudimentares, dois conceitos são essenciais e devem ser levados em consideração: Harmonia e contraste.

A decoração rústica simples é muito sensorial e por isso é comum tender a escolher tecidos mais agradáveis ao olhar e ao toque. Assim, fibras naturais e couro são ótimas opções e podem ser usadas em cortinas, tapetes, estofados ou almofadas. Aproveite para combinar diversos materiais no ambiente! 

Metais

Falando em metais, o aço corten é um dos preferidos na decoração rústica. Se você procura um material que, além de muita beleza, seja resistente, o aço corten é uma excelente opção. Ele é um material fácil de instalar e possui diversas maneiras de uso. Além disso,  é 100% reciclável e não exige pintura, pois sua aparência já é única e marcante.

Outra excelente opção é o ferro. Móveis, panelas e peças decorativas feitas em ferro também fazem parte da decoração rústica.

Leia também: Painel de Aço Corten: Benefícios e Aplicações

Iluminação intimista e acolhedora

A decoração rústica é um estilo quente. Por isso, seu projeto de iluminação precisa de uma luz mais suave, aconchegante e indireta. Usar luminárias de piso, pendentes e abajures para criar uma meia-luz é uma ótima ideia. Opte por lâmpadas amarelas e com potência mais leve, pois assim elas vão criar um clima intimista e acolhedor.

Natureza na decoração

Como já é bem claro, a decoração rústica tem muita relação com a natureza. Por isso, quando for criar um ambiente com ideias rústicas, o uso de plantas não pode deixar de marcar presença.

A vegetação entrega mais vida aos ambientes e é ela que traz uma experiência mais próxima da natureza. Misturas de folhas e flores em decoração no ambiente são uma ótima opção. E como a ideia da decoração rústica é ser o mais natural possível, que tal optar por espécies nativas da flora brasileira?

Artesanato

Toda decoração também conta com peças e objetos capazes de entregar muita personalidade e agregar mais valor e estética ao ambiente. Desse modo, uma excelente forma de complementar a decoração rústica da sua casa é com artesanatos. Desde uma escultura de barro até um tapete de crochê feito a mão, o Brasil é muito rico em trabalhos artesanais que valorizam ainda mais a nossa cultura.

Imperfeição

Na decoração rústica, a imperfeição dos objetos é vista como algo muito bonito e diferente. As peças de decoração e os móveis podem ser pintados ou deixados em seu formato natural. As paredes podem entregar o seu aspecto natural, quer seja de tijolo ou pedra. Por isso, acabamentos não são uma preocupação na decoração rústica.

Móveis rurais e antigos trazem marcas e lembranças do passado. Adicione peças antigas com muitas histórias e personalidade. Quanto mais antigas e velhas forem as peças, melhor. Use e abuse da informalidade e não se preocupe em manter tudo escondido ou guardado. As louças antigas, colheres de pau, cestos de palha e peças artesanais ficam muito bem em um ambiente de cozinha rústico, por exemplo.

6  ideias de decoração rústica para adotar na sua casa

Independente se você tem uma casa na fazenda ou um apartamento no centro da cidade, para compor um estilo rústico, é necessário ter proximidade com a vida simples do interior. 

Separamos 6 ideias para você usar na sua casa e implementar uma decoração rústica que seja harmoniosa, elegante e aconchegante. Confira abaixo!

  1. Madeira com aspecto de desgaste

decoração rústica

Seja na mesa da cozinha, armários ou cadeiras, a madeira com aspecto desgastado entrega a beleza do campo para o visual do ambiente.

  1. Revestimento de tijolos

decoração rústica

Além da madeira, é possível investir em outros materiais que também trazem lembranças de construções rurais, como é o caso do tijolo. Esse tipo de revestimento combina muito bem com vários ambientes da casa, como sala, cozinha, banheiro ou quartos.

  1. Armários de prateleiras sem portas

decoração rústica

Aposte em prateleiras de madeira e armários para deixar os itens expostos e valorizar ainda mais a praticidade e simplicidade.

  1. Cores e estampa

decoração rústica

Enquanto móveis e paredes carregam mais simplicidade, as almofadas, cortinas e toalhas de mesa podem ter um destaque maior com estampas diferentes e cores vibrantes.

  1. Aço corten para decoração rústica

Por sua cor avermelhada lembrar um pouco a madeira, o aço corten é uma excelente opção para embelezar o seu ambiente rústico. Esse material pode ser usado em prateleiras, vasos de plantas, bancadas, armários, paredes e outros diversos lugares.

  1. Objetos e elementos antigos

decoração rústica

Assim como o vintage, a decoração rústica preza muito pelos itens antigos, revivendo a história e o ambiente das casas no campo. Por isso, vale a pena utilizar objetos de cobre, vasos de decoração com flores e outros vários itens antigos.

Conte com a Mostaza para transformar a decoração rústica da sua casa

A Mostaza é uma empresa criada pela união da paixão pela arquitetura rústica com a experiência técnica adquirida ao longo de 3 décadas, que envolve uma equipe de profissionais experientes e maquinário de ponta para entregar as melhores peças de decoração rústica e com preço justo.

A decoração rústica pode ter um lugar especial em qualquer espaço. Se o estilo é country chique ou mais rústico com conforto e suavidade, as peças de decoração rústica certamente podem se encaixar perfeitamente no seu ambiente.

É só escolher um ambiente, apresentar sua ideia e nós da Mostaza transformaremos seus espaços com diversas peças rústicas. Realizamos a fabricação, montagem e instalação para que você não precise se preocupar com absolutamente nada. Aqui, você encontra infinitas possibilidades com materiais como aço corten, aço carbono e muito mais. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos produtos!

Deixe um comentário