O que saber da pintura em aço Corten

You are currently viewing O que saber da pintura em aço Corten

Se você é um amante da decoração de interiores, sabe que o metal tem um papel fundamental na criação de ambientes rústicos, industriais e sofisticados. No estilo rústico moderno, por exemplo – que mescla os elementos práticos e minimalistas do metal com a textura orgânica da madeira e do couro – o revestimento em aço Corten transforma móveis e fachadas de dentro para fora, entregando-lhes uma estrutura bela e robusta para suportar o desgaste do tempo. Mas e quanto à pintura em aço Corten – será que atinge esse mesmo efeito?

Lá fora, ela é vendida como uma alternativa mais em conta do aço Corten verdadeiro, abrindo portas consideráveis nesse nicho de mercado. Hoje, vamos analisar as principais diferenças entre as duas abordagens, apontando se a pintura em aço Corten vale a pena a longo prazo.

Leia também: O porcelanato em aço Corten vale a pena?

O que é a pintura em aço Corten?

Como você pode conferir em nosso guia completo, o aço Corten tem uma característica única de criar uma pátina de óxido (ferrugem) que, ao longo do tempo, lhe proporciona uma aparência envelhecida e rústica. Com isso dito, sendo uma tendência em constante crescimento em projetos de construção e arquitetura, várias pessoas valorizam a sua estética industrial acima da durabilidade que o material proporciona – podendo preferir replicá-la por um preço mais em conta.

acelerador de enferrujamento

É aí que entra a pintura em aço Corten, um acabamento que é usado para simular esse visual. No mercado, essas tintas especiais são projetadas para imitar a aparência característica da pátina de óxido do aço Corten sem a necessidade de usar o material original.

De início, essa abordagem oferece flexibilidade de escolha em termos de cores e padrões, uma vez que permite a obtenção do visual desejado sem depender das propriedades específicas do revestimento em aço. Contudo, como veremos daqui a pouco, a sua durabilidade e desempenho a longo prazo dependerão de vários fatores além da qualidade da aplicação, abrindo espaço para uma discussão técnica por trás de sua eficácia.

Aproveite e veja também: Dicas de como pintar Metalon da forma correta

Como aplicar a pintura em aço Corten

Geralmente, as superfícies destinadas à pintura se referem a paredes de concreto ou madeira, mas as especificações exatas podem ser encontradas nas informações do produto comprado. Em certos casos, é necessário um investimento com uma variedade grande de tintas para atingir os tons existentes do aço Corten – tais como:

  • Cor 1068-5
  • Cor 1068-6
  • Tinta Alumínio 3414
  • Cor 1018-7
  • Mogno MJ 6742

Para ter uma ideia de como o processo inteiro funciona, ele pode envolver a preparação da superfície, o lixamento, a limpeza, a aplicação de Primer – anticorrosivo compatível com a solução – a pintura em si, a secagem e, se for necessário, o selamento.

Se você não está acostumado com procedimentos que requerem esse tipo de mão de obra, obter ajuda profissional é uma ótima iniciativa. No entanto, ao juntar todos esses custos, talvez veja que investir no aço Corten original é mais vantajoso, especialmente se você procura criar um projeto externo que perdure por um bom tempo sem precisar de manutenção constante.

Pintura ou revestimento em aço Corten?

No fim do dia, podemos dizer com absoluta certeza que o aço Corten original é imbatível quando se trata de resistência à corrosão e durabilidade. Se a autenticidade do visual envelhecido e a resistência natural a intempéries são suas prioridades, o revestimento original nunca te deixará na mão. No entanto, se a flexibilidade de design e o custo inicial são mais importantes para você, a pintura em aço Corten pode ser uma alternativa que valha a pena.

Veja abaixo uma comparação mais detalhada entre as duas abordagens:

Pintura em aço Corten

  • é mais econômica em termos de custo inicial;
  • oferece maior flexibilidade em termos de escolha de cores e padrões;
  • exige manutenção mais frequente (pode ser necessário retocar ou reaplicar a tinta ao longo do tempo);
  • tem um processo de instalação menos complexo.

Revestimento em aço Corten

  • é projetado para ser resistente à corrosão (a pátina de óxido atua como uma camada protetora);
  • tem uma longevidade superior quando comparado à pintura (pode resistir bem a condições atmosféricas adversas por muitos anos);
  • proporciona uma autenticidade na aparência;
  • é valorizado por aqueles que desejam um visual genuíno e envelhecido à sua decoração rústica.
Lareira em revestimento de aço Corten

 

O revestimento em aço Corten é a melhor opção na maioria dos casos – e convidamos você a conhecer suas características únicas em primeira mão.

Encontre o aço Corten na Mostaza, o seu melhor fornecedor

Agora que você sabe qual é o melhor investimento para o seu projeto, talvez o revestimento em aço Corten tenha conquistado o seu coração. Se esse for o caso, você está no lugar certo para adquirir seus produtos originais.

O aço Corten é frequentemente usado em projetos de estilo rústico moderno – sua pátina de óxido, que cria uma tonalidade de ferrugem, adiciona um toque rústico e industrial aos designs modernos. Essa estética única tem sido valorizada por arquitetos, designers de interiores e paisagistas que desejam criar espaços contemporâneos com um apelo visual característico, incluindo a nossa empresa.

Apaixonada pela decoração rústica e presente no mercado desde 1988, a Mostaza é um fornecedor de aço Corten diretamente da fábrica que garante 100% de eficiência na aplicação. 

Seja pela durabilidade, estilo contemporâneo, variedade de cores, versatilidade ou facilidade de manutenção, o revestimento em aço Corten também oferece um toque sofisticado e moderno para todos os estilos de salas rústicas e fachadas. E a melhor parte é que nós lhe oferecemos um catálogo expansivo de peças por um preço incrível!

Entre em contato para encontrar os melhores metais e solicitar um orçamento personalizado!

Deixe um comentário