Aço patinável: o que saber do aço Corten

You are currently viewing Aço patinável: o que saber do aço Corten

O aço patinável é um tipo de material peculiar comumente encontrado na arquitetura moderna. Seja para revestir fachadas ou compor móveis de decoração rústica, o aço Corten (como é oficialmente chamado) tem conquistado o coração de muitas pessoas ao redor do mundo – e a sua popularidade em território brasileiro não tem previsão para cair. Se você pensa em investir nesse material no seu próximo projeto, este artigo foi feito para você.

Continue lendo para conhecer as vantagens do aço patinável, os detalhes técnicos por trás do seu custo-benefício e algumas ideias inspiradoras!

Não perca: Como oxidar o aço Corten para obter um melhor visual

O que é o aço patinável – ou aço Corten?

O aço patinável recebe esse nome por conta da pátina de óxido característica desse material: em sua superfície se forma uma camada superficial de oxidação, que com o tempo entrega à peça um visual avermelhado único, remetendo ao estilo industrial rústico, e a protege contra elementos corrosivos que levariam à ferrugem em circunstâncias normais.

Em outras palavras, a composição do aço patinável permite que ele utilize a própria oxidação como barreira protetora em vez de considerá-la uma inimiga. Diferentemente do que acontece em outros tipos tradicionais de aço, este é um material designado para oxidar naturalmente ao longo do tempo sem qualquer intervenção humana ou climática.

Aço patinável

Apesar do seu verdadeiro nome ser aço patinável, o termo “aço Corten” ficou mais famoso por causa da marca que popularizou o material nos Estados Unidos. Descoberto na década de 30, quando ainda era utilizado para construir vagões, ele passou a marcar presença na arquitetura da época por volta de 1960 – então migrando para outras partes do mundo, como o Brasil.

Como o aço patinável se comporta

O aço patinável é composto de ligas de aço de cobre, fósforo, níquel e cromo. Isso cria uma estrutura durável e altamente resistente à corrosão atmosférica, o que é o cenário ideal para todos os metais empregados na construção civil.

Com o tempo, a camada especial de óxido que se forma, ao invés de prejudicá-lo, o protege dos efeitos de intempéries, repelindo a entrada de oxigênio e umidade para o centro da peça. Interessante, não?

Para facilitar esse processo natural, existe ainda o ativador de aço Corten, que é usado para promover uma oxidação mais rápida e eficiente da chapa ou revestimento. Ele é responsável por criar uma pátina mais visível em sua superfície, deixando-a com o aspecto enferrujado que tantas pessoas valorizam, seja em aplicações internas ou externas.

Aprenda como enferrujar metal rápido neste artigo.

Vantagens do aço patinável

As vantagens do aço patinável fazem dele uma escolha popular para aplicações onde a durabilidade, a estética e a manutenção mínima são requisitos primordiais. Conheça abaixo as principais:

1. Resistência à corrosão

O aço patinável forma uma camada de óxido na superfície quando exposto aos elementos, que atua como uma barreira protetora contra a corrosão. Essa camada é auto regenerativa – ou seja, ela continua sendo eficaz mesmo se danificada. Essa grande resistência à corrosão aumenta a vida útil do material, reduzindo a necessidade de manutenção ou troca frequentes.

2. Estética única

O aço Corten é muito valorizado em projetos arquitetônicos pela sua aparência rústica e industrial. A sua estética singular permite uma ampla gama de aplicações – desde fachadas de edifícios até esculturas e elementos decorativos.

3. Sustentabilidade

A baixa necessidade de manutenção que mencionamos antes contribui para a sustentabilidade do material, uma vez que reduz a frequência de reparos. Sem falar, claro, que o aço é 100% reciclável, contribuindo para práticas de construção mais sustentáveis.

4. Propriedades mecânicas robustas

Além da resistência química, o aço patinável possui alta resistência mecânica, o que o torna adequado para estruturas que recebem choques físicos constantes. A sua variedade de formas e tamanhos também permite uma maior flexibilidade em projetos arquitetônicos e estruturais de qualquer natureza.

5. Custo-benefício

Embora o custo inicial possa ser mais alto do que outros materiais, a durabilidade e a baixa manutenção resultam em economia a longo prazo. Ademais, a capacidade do aço patinável de formar uma camada protetora reduz a necessidade de pintura ou revestimentos adicionais, economizando custos de materiais e mão de obra nessa história.

Leia também: O porcelanato aço Corten vale a pena?

5 aplicações famosas do aço patinável

Que tal vermos na prática como esse material pode embelezar o seu espaço? Veja a nossa lista de sugestões a seguir:

Fachadas e revestimentos externos

Fachada em aço Corten

O aço Corten é amplamente utilizado em fachadas de edifícios e revestimentos externos para criar uma aparência industrial e moderna. Já que a pátina oferece um visual rústico e evolutivo que se torna mais característico com o tempo, isso proporciona um contraste interessante quando combinado com materiais como vidro e concreto.

Mobiliário de jardim

Peso do aço Corten
Vasos rústicos

A durabilidade do aço patinável o torna ideal para mobiliário de jardim – incluindo bancos, mesas, vasos de plantas e jardineiras. Esses itens não apenas resistem bem às condições climáticas, como chuva, sol e granizo, mas também agregam um toque contemporâneo e natural aos espaços verdes, integrando-se harmoniosamente com o marrom da vegetação.

Elementos decorativos internos

Móveis rústicos

Em ambientes internos, o material pode ser utilizado para criar paredes de destaque e painéis decorativos, conferindo um visual acolhedor ao espaço (especialmente se já estiver empregando a decoração rústica). Além disso, devido à sua resistência ao calor, é uma escolha bem popular para lareiras e churrasqueiras temáticas.

Esculturas e arte

Aço patinável

A resistência do aço Corten às intempéries torna-o uma excelente opção para esculturas ao ar livre, seja em espaços públicos ou privados. Além disso, é frequentemente utilizado em instalações artísticas internas e externas, aproveitando sua capacidade de desenvolver uma pátina única que enriquece o valor estético das obras e do local como um todo.

Divisórias e biombos

Benefícios e aplicações do painel de aço corten

O aço patinável é utilizado para criar divisórias de ambiente em espaços comerciais ou residenciais. Biombos decorativos, por exemplo, ajudam a criar áreas de privacidade mesmo em espaços abertos.

Adquira suas chapas de aço patinável conosco!

A Mostaza é uma empresa apaixonada pela decoração rústica e disponibiliza superfícies metálicas que chegam até você diretamente da fábrica. Nosso catálogo de materiais inclui, sobretudo, o aço Corten, com o qual você pode criar estruturas personalizadas para qualquer projeto que tenha em mente!

Claro, nós também contamos com o ativador de aço Corten para complementar o seu visual rústico – abrindo portas para um mundo de designs fantásticos para você transformar seus ambientes internos e externos com custo-benefício e eficiência.

Entre em contato com nossos agentes ainda hoje! Esperamos por você.

Você também pode gostar: As vantagens de uma estrutura metálica em mezanino

Deixe um comentário