You are currently viewing Como decorar uma cozinha rústica? Dicas e inspirações

Como decorar uma cozinha rústica? Dicas e inspirações

Como decorar uma cozinha rústica? Que tal algumas dicas bem práticas? 

A cozinha rústica traz características do campo, um toque de simplicidade, um ar de conforto e leveza para a casa. Você pode ainda adaptá-la ao seu gosto, selecionando seus elementos preferidos, conferindo a ela um estilo único e personalizado. 

Você está pronto para tirar a sua cozinha dos sonhos do papel? Deixa a gente te ajudar. 

Elementos que compõem uma cozinha rústica

Não existem regras claras para decorar uma cozinha rústica. Na verdade, esse é um dos estilos que oferece maior liberdade. Contudo, para criar um ambiente nesse estilo e que seja realmente a sua cara, você precisará conhecer as principais elementos à disposição para composição. 

Madeira 

Não dá para falarmos em decoração rústica sem pensar em madeira. Um dos elementos mais utilizados nesse estilo, é um componente bastante versátil, capaz de dá um toque super especial ao ambiente. 

Contudo, precisamos lembrar que o uso de madeira na cozinha requer uma atenção especial, afinal, se trata de um ambiente molhado. A boa notícia é que existem ótimas formas de tratar a madeira e amenizar o risco de possíveis danos. Procure saber mais sobre elas. 

Ferro

Peças em ferro também são comuns em cozinhas rústicas, e a combinação entre esses e outros materiais é extremamente agradável, provavelmente uma das principais marcas de uma cozinha no estilo. 

Porém, o ferro, assim como a madeira, requer um tratamento específico, pois em contato com a água pode sofrer enferrujamento e corrosões. Você pode também optar por um material com maior resistência a esses problemas, como o aço patinável, ou aço corten. 

Aço corten

O aço corten tem diferentes agentes químicos na sua composição que reduzem a ação corrosiva do aço, tornando o material mais durável e resistente. 

O tom avermelhado do aço corten vem da etapa de oxidação do material. No entanto, esse processo de oxidação permanece na superfície do aço e não se espalha, impedindo o avanço da corrosão.

Tais características fazem das peças em aço corten uma excelente opção para decorar uma cozinha rústica. 

Prateleira de aço corten

A cozinha é considerada o “coração da casa”, nela as prateleiras dão um toque de modernidade e amplitude do ambiente. Além de dar mais praticidade por deixar sempre à mão objetos que serão utilizados com frequência no dia a dia.

Revestimento interno de aço corten

Para uma decoração interior única e diferenciada, este material é excelente, porque traz um visual único e rústico para qualquer ambiente interno, seja ele comercial ou residencial.

Vaso de aço corten

Não há uma regra que limite ou defina quais os ambientes que você pode inserir um vaso decorativo de aço corten. Afinal, eles podem cair muito bem em qualquer cômodo dentro de casa, portanto, utilize sua criatividade com total liberdade.

Móveis rústicos

Os móveis rústicos são ótimas alternativas para compor a sua cozinha rústica. Móveis com madeira crua, madeira de demolição e de pátina são os queridinhos quando se fala no assunto. Existem inúmeras empresas especializadas nesse tipo de mobiliário e opções para todos os gostos, você pode usá-los para compor armários, bancadas e até mesmo a mesa. 

Nesse sentido, há a possibilidade de transformar móveis modernos em rústicos. Talvez você tenha alguma peça em casa que poderia ser aproveitada para a composição da sua nova cozinha, basta dar a ela uma nova cara. Uma lixa leve, pintura látex ou PVA são ótimas ideias.

Armários sem portas ou prateleiras

Os armários sem portas ou prateleiras simplesmente são elementos comuns na cozinha rústica. De fato, dão um charme especial à decoração, e permitem que outros elementos façam parte da sua composição, deixando-os amostra. 

Além do efeito estético, também trazem praticidade para o dia a dia. Afinal, você não terá dificuldade em encontrar exatamente o que procura em um único olhar. 

Os “contras” também existem, e estão relacionados a uma necessidade maior de limpeza e organização, afinal, os utensílios estarão sempre expostos. 

Tijolos aparentes

Não podemos falar em como decorar uma cozinha rústica sem lembrar dos tijolos aparentes. Com um charme super especial, são sem dúvidas um dos principais elementos para composição do estilo.

O que muita gente não sabe é que não basta deixá-los a vista, eles precisam de alguns cuidados especiais. Existem diversos tratamentos disponíveis, cada um recomendado conforme utilização e aplicação específica de uso, inclusive, opções justamente para cozinha. 

Cores

Embora os tons terrosos sejam os queridinhos no que diz respeito à decoração rústica, as cores são muito bem-vindas nesse estilo de decoração. Você pode inovar combinando tons neutros com cores do seu gosto, como amarelo, vermelho e azul, trazendo mais vida à sua cozinha. 

Vantagens da cozinha rústica

A principal vantagem de optar por uma cozinha rústica é o efeito relaxante do ambiente. Dizem até mesmo que a decoração rústica é sinônimo de bons momentos com a família em um ambiente confortável e muito elegante, e nós precisamos concordar. 

Mas existem outras boas razões para adotar o estilo, quer ver?

Design atemporal

Você consegue pensar em algum outro estilo de decoração que seja atemporal como o rústico? Aparentemente temos à disposição um estilo que nunca sairá de moda. 

Detalhes únicos

Na decoração rústica um ambiente nunca fica igual ao outro, pois a maioria de seus elementos de composição possui detalhes únicos. Isso quer dizer não só que você terá uma cozinha exclusiva, como também que poderá criar a decoração ideal para o seu espaço, suas necessidades e seu gosto. 

Durabilidade

A maioria dos materiais utilizados para decorar uma cozinha rústica possui longa duração e excelente resistência. É o caso do aço corten, por exemplo, graças às suas características peculiares, as peças feitas com o material podem ser passadas por gerações. 

Como decorar uma cozinha rústica? Inspire-se!

Antes de nos despedirmos, gostaríamos de deixar algumas inspirações de cozinhas rústicas para você. 

Parede revestida em aço corten 

Como decorar uma cozinha rústica

Combinação de madeira e aço 

Veja só como um pouco de cor pode cair bem na decoração da sua cozinha rústica

Uma combinação de madeira com aço corten deixa o ambiente ainda mais bonito

Como decorar uma sala rústica

Aço, madeira e um pouco de verde, o resultado pode te surpreender

Os famosos tijolinhos são uma sempre uma “boa pedida”

decoração rústica

Como podemos te ajudar?

A Mostaza é uma empresa criada pela união da paixão pela arquitetura rústica com a experiência técnica adquirida ao longo de 3 décadas, que reúne uma equipe de profissionais experientes e maquinários de ponta para entregar as melhores peças de decoração rústica e com preço justo.

É só escolher um ambiente, apresentar sua ideia e nós da Mostaza transformaremos seus espaços com diversas peças rústicas. Realizamos a fabricação, montagem e instalação para que você não precise se preocupar com absolutamente nada. Aqui, você encontra infinitas possibilidades com materiais como aço corten, aço carbono e muito mais. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos produtos!

Deixe um comentário