You are currently viewing Como funciona uma máquina de corte com jato de água?

Como funciona uma máquina de corte com jato de água?

O corte com jato de água funciona como uma técnica de corte de materiais (por meio de pressão de água) através de uma máquina desenvolvido na década de 50, por Norman Franz, engenheiro florestal. O procedimento se manteve sem muitas atualizações até que, nos anos 70, Mohamed Haxixe incorporou ao corte a adição de produtos abrasivos, fazendo com que a gama de materiais cortados com a técnica se tornasse ainda maior.

Mas afinal, o que é o corte com jato de água?

O corte com jato de água, tradução literal para “jet-cutting”, consiste em uma modalidade de hidrodemolição. No caso do corte de jato d’água por máquina, podemos facilmente resumi-lo: ele possibilita o corte de peças e produtos de diversificados materiais (como plásticos, borracha, metais, espuma, alimentos, papel, compósitos, pedra, telhas e outros) unicamente pela pressão da água.

O que é uma máquina de corte a água flow?

Uma máquina de corte a água flow é um excelente investimento para os mais diversos tipos de indústria. Muitos especialistas na área costumam dizer que nos dias de hoje, não há equipamento de corte que supere a eficiência de uma máquina desenvolvida exclusivamente para o corte com jato de água. Altamente eficaz, um equipamento como este é capaz de aumentar a produtividade da indústria, diminuir os custos com erros e quebras e aumentar a eficiência.

Por isso, diversas empresas que buscam oferecer o que há de melhor para seus clientes buscam investir em uma máquina de corte com jato de água em seu parque fabril. Aqueles negócios que não procurarem ter um equipamento como este, poderão perder em agilidade de produção, na qualidade dos produtos e com isso, poderão ficar para traz na competição pelos clientes, que estão cada vez mais exigentes.

Como funciona o corte a jato de água

Como funciona uma máquina de corte com jato de água?

A máquina de corte com jato d’água funciona sendo necessário que o fluxo da água seja de 20 a 40 l.p.m., com pressão submetida a uma média de 2.500 a 3.500 bares. Os jatos podem ser tanto de água pura como também: jatos de percussão, jatos de híbridos, jatos de cavitação ou jatos de água com abrasivos, que são os mais comuns deste a década de 70 (como já vimos anteriormente).

Neste sentido, os jatos de água com abrasivos contam com a adição de produtos como: óxido de alumínio, carbeto de silício, sílica, granada ou coríndon. O cortador da máquina, neste caso, é diretamente ligado à bomba de água com alta pressão. Quando a bomba é acionada, o jato pode sair em diferentes velocidades.

As velocidades mais altas são utilizadas essencialmente para o corte, enquanto velocidades médias possibilitam outras operações, como modelagem, fresagem e até mesmo esculturas. Como você já pode ter notado, a máquina de corte com jato de água tem um procedimento muito similar ao da erosão de água, encontrado no meio ambiente.

Porém, neste caso, ele é realizado com maior rapidez, precisão e concentração. Já a aplicação deste tipo de corte também é bem variada. Não é à toa, que ele esteja em quase todos os ramos industriais: como na siderurgia, na indústria extrativa, na mineração e até mesmo na indústria aeroespacial. O corte com jato de água é utilizado principalmente para a composição de pequenas peças para equipamentos, dispositivos e maquinários em geral.

Como funciona uma máquina de corte com jato de água

Como funciona uma máquina de corte com jato de água?

Principais benefícios do corte à jato de água

O método também é o mais adequado para o corte de materiais sensíveis à exposição em altas temperaturas, já que o corte com jato de água é essencialmente frio. Um dos principais benefícios sobre o corte à jato de água diz respeito à sua capacidade de cortar o material sem que seja preciso interferir na sua estrutura. Sendo assim, manter a qualidade do acabamento é uma garantia deste tipo de corte.

Além disso, o corte água máquina é utilizado até mesmo na produção de cortes mais complicados, independentemente de seus formatos e tamanhos. É possível cortar materiais com até 18 polegadas (ou seja, cerca de 45 cm). Não à toa, quando aliado a maquinário, equipamentos e demais softwares especializados, ele também vem se tornando eficaz na produção de formas e produtos em 3D.

Leia também:

ACM: O que é e como usar!

Saiba o que é pátina e conheça as vantagens do aço corten.

 

 Como funciona o corte a água? Curiosidades

A primeira vez que uma máquina de jato de água sob pressão foi utilizada na história foi no início do século 20, na mineração. Anos mais tarde, já na década de 60, descobriam que este tipo de equipamento também poderia trazer resultados muito superiores na limpeza. Mas como equipamento de corte, as máquina de jato de água começaram a ser utilizadas na indústria mundial somente há 10 anos atrás e por isso é considerada como algo relativamente novo.

Por isso, ainda apresentam custos altos, o que faz com que somente as melhores empresas possam investir em uma máquina de corte com jato de água. Quem não atua na área ou nunca viu um equipamento como este em funcionamento, costuma estranhar o fato de as empresas utilizarem uma máquina de corte a água flow para elementos duros e rígidos.

Como que uma máquina de corte com jato de água é capaz de efetuar cortes nos materiais?

O segredo do equipamento está na continuidade de fluxo de água e da velocidade que sairá da máquina. Imagine por exemplo um equipamento de jato d’água utilizado nos lava rápidos. Um equipamento de corte tem uma pressão que pode chegar a ser até 30 vezes maior, e em um espaço muito menor e por isso torna-se uma ferramenta perfeita para cortar os mais diversos tipos de materiais.

Ou seja, o jato de água sai com mais força através de um orifício muito menor, o que faz com que seja possível cortar materiais macios e rígidos com uma precisão superior a outros tipos de equipamentos e realizar vários formatos como por exemplo, cortes de desenho. Atualmente, as máquinas de corte com jato de água são capazes de cortar materiais rígidos e macios. Entre os mais comuns, podemos citar: mármores, aço inox, madeira, plástico, borracha, vidro, couro, granito e outras pedras.

Como é possível perceber, uma máquina de corte com jato de água é um equipamento extremamente versátil e que possibilita muita agilidade na produção. Muitas indústrias aproveitam destas vantagens, a de azulejos e porcelanatos, por exemplo, costuma utilizar muito este tipo de equipamento para a produção de seus produtos, já que proporciona um corte preciso, perfeito e com riscos menores de quebra.

 


Gostou do nosso conteúdo? Confira também:

 

 

Deixe um comentário