You are currently viewing Onde comprar aço Corten? Encontre o fornecedor certo

Onde comprar aço Corten? Encontre o fornecedor certo

O aço Corten possui como principal característica sua alta resistência à corrosão, consequência de sua composição química superior à dos aços comuns, o que faz com que seja uma ótima opção para ambientes mais agressivos, inclusive para região litorânea. 

Já muito utilizado na indústria e na construção civil, se desenvolveu originalmente para a indústria ferroviária como uma alternativa para criação de vagões mais leves. Mais tarde, a partir de 1958, se popularizou também em obras de arquitetura e em seguida na engenharia. 

Apesar da popularidade e de suas múltiplas aplicações já conhecidas, nem sempre é fácil encontrar um bom fornecedor. Por isso, a dúvida: onde comprar aço Corten? 

Onde comprar aço Corten? 

O aço Corten é um produto comercializado por empresas especializadas em ligas metálicas, e você dificilmente irá encontrá-lo em materiais de construção. 

Isso porque se trata de um insumo e não de um produto final. Geralmente o produto é comercializado em forma de chapas para construtoras e grandes consumidores de ligas metálicas. 

Nesses casos geralmente é vendido por metro quadrado, e o seu preço irá variar bastante de empresa para empresa. Os preços começam em R$ 14,00Kg e mudam conforme o serviço. Algumas empresas oferecem, além do material, posterior usinagem, tratamento e conformação, basta realizar um orçamento. 

Nós fornecemos aço Corten e entregamos em todo o Brasil: clique aqui e saiba mais!

Há também a possibilidade de compra de produtos feitos a partir do aço Corten, como mesas, molduras, vasos, painéis, etc. Esses sim você encontra com facilidade sendo comercializados para o consumidor final em sites e lojas.

Para quem pretende comprar um objeto decorativo feito de Corten, o preço é razoável, e algumas empresas fazem peças por encomenda.

Dificuldade de acesso às placas de aço Corten

Nem sempre é fácil encontrar um bom fornecedor de aço Corten no Brasil. O país não é um grande produtor do material, por isso, é necessária a sua importação, geralmente dos Estados Unidos. Além da própria logística mais complexa, isso acaba causando elevação do preço das placas. 

Algumas usinas siderúrgicas nacionais produzem esse tipo de aço, que pode ser fabricado com espessura mínima de 2 mm, mas o modo que se isso acontece no Brasil é diferente do usado por grandes produtores internacionais. 

De acordo com Gabriela Muller, arquiteta e urbanista e sócia-fundadora do ATRIA

“O aço patinável não é um material de prateleira como um porcelanato, um MDF ou um assoalho de madeira. As peças são resultado de um processo longo e da fabricação sob medida que envolve equipamentos pesados e de custo elevado”.

Afinal, o que é o aço Corten?

Aço Corten, na verdade, aço patinável, já que Corten se refere a uma marca registrada de fabricantes do material (a United States Steel Corporation – Companhia do Aço dos Estados Unidos), é composto por uma liga formada por diferentes agentes químicos capazes de retardar a ação corrosiva do material, o que o torna mais resistente e durável. 

O material possui um tom vermelho ferrugem resultado da interação entre essas substâncias e o ar, ou seja, do processo de oxidação do aço, que se limita a superfície das placas, funcionando como uma barreira protetora. Esse processo recebe o nome de patina, por isso aço patinável. 

Principais aplicações do aço Corten

Onde comprar aço Corten

Você certamente já viu um projeto com aplicação de aço Corten. O exemplo mais conhecido é a estrutura da Catedral de Brasília e o edifício-sede da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM) em São Paulo, contudo, diversas pontes e viadutos espalhados pelo país utilizam o material. 

Sua altíssima resistência mecânica e durabilidade, além do fato de ser um material 100% reciclável, tornam ele uma ótima opção apesar dos desafios no que se trata de onde comprar aço Corten. 

Veja mais alguns exemplos de possíveis aplicações: 

  • Elementos estruturais
  • Placas perfuradas em fachadas
  • Fachadas
  • Persianas móveis 
  • Elementos vazados
  • Destaque em intervenções
  • Espaços públicos 
  • Portas e escadas
  • Revestimento em paredes internas
  • Decoração de interiores
  • Elementos expográficos

Leia também: Descubra ideias de como usar o aço Corten na decoração rústica

Onde comprar aço Corten: O melhor fornecedor 

Presente no mercado desde 1988, a Mostaza – decoração rústica direto da fábrica, é um fornecedor de aço Corten que garante 100% de eficiência na aplicação. 

Especializada não apenas na fabricação de aço Corten, mas também na produção de Inox Especiais, Aços Ferrosos, portas pivotantes, prateleiras industriais, fachadas comerciais, revestimentos, Ligas de Níquel e muitos outros produtos, combinamos alta qualidade e preços competitivos. 

Entre em contato agora e descubra um mundo de possibilidades!

Deixe um comentário