You are currently viewing Saiba o que é Patina e Conheça as vantagens do Aço Corten

Saiba o que é Patina e Conheça as vantagens do Aço Corten

Você já ouviu falar do Aço Corten, e sabe que ele é o querido do momento! Mas você sabe por quê? Continue lendo e descubra todas as vantagens desse material tão querido e descubra o que é a pátina, a película que faz todo o trabalho!

O que é Aço Corten? 

O aço corten é um tipo de aço cuja tonalidade vermelho-ferrugem chama muita atenção, e é muito utilizado na construção civil, na arquitetura externa e interna.

Seu nome original é aço patinável, mas ficou conhecido pelo nome que o tornou popular nos Estados Unidos (Corten), e foi descoberto na década de 30 quando era muito utilizado para a construção de vagões de trens, e então por volta de 1960 passou a ser utilizado também na arquitetura

É tão querido para tantas utilizações por conta da pátina, que cria uma barreira protetora contra a corrosão, tornando o material três vezes mais resistente do que o aço comum, e mesmo sendo tão firme, ainda assim é mais leve. 

O que essa característica provê aos arquitetos e engenheiros é mais liberdade e maleabilidade na hora de construir e moldar o material, fazendo com que ele se adapte aos mais variados ambientes, tanto na área externa quanto na área interna.

Vantagens do aço corten e o que é pátina

O que é pátina e vantagens do aço corten

O que é Pátina?

Mas, afinal, o que é a “pátina”? Esse é um termo muito comum ao pesquisar sobre o aço corten. Essa é a camada protetora que se forma naturalmente sobre a superfície do aço corten. 

Ao iniciar o processo de criação desse material tão estimado, após a aplicação de diferentes químicos, o processo de oxidação é iniciado, e devido aos diferentes elementos e ligas particulares deste tipo de aço, uma película especial contra a ferrugem é então formada. 

Esta película é a pátina, e é ela a responsável por impedir que a ferrugem atinja o metal de base. Além disso, é esta película que garante os diferentes tons alaranjados e vermelhos que fazem com que a pintura seja desnecessária, por já ser suficientemente bonita por si só. 

Estes tons nunca são iguais, pois são muitos fatores que entram em jogo na hora de sua formação: temperatura, força dos ventos no momento da reação, e própria composição química do aço (fósforo e cobre), o que sempre fornecerá tons únicos para cada placa de aço corten.

Vantagens do Aço Corten

São muitas as vantagens do aço corten na construção, arquitetura e no acabamento de projetos. Confira:

 

  • Altamente resistente e durável;
  • Não necessita manutenção e pintura;
  • Resistente à corrosão;
  • Rápido para instalar;
  • Material 100% reciclável;
  • Estética rústica e diferenciada;
  • Muitas possibilidades de aplicações;
  • Altamente manipulável e leve, o que aumenta sua versatilidade.

 

Onde usar o aço corten?

o que é pátina vantagens do aço corten

Existem várias formas de como usar o aço corten na decoração rústica e em vários outros locais, porém o uso mais comum do aço corten atualmente é para revestir fachadas, residenciais ou empresariais. Mas, sua usabilidade é quase infinita, podendo ser utilizado em ambientes internos, em acessos, para construir uma escada, em detalhes, para decorar, revestir paredes, ou até para receber desenhos vazados e tornar-se uma divisória de ambientes, por exemplo. 

Além disso, outro uso muito frequente é para fabricar portas e portas pivotantes o que oferece um toque rústico porém contemporâneo à entrada da casa ou da empresa. O que realmente é maravilhoso no aço corten é deixar a imaginação fluir!

Gostou do nosso conteúdo? Confira outras publicações:

Deixe um comentário