You are currently viewing Uso do aço corten: Aplicações e vantagens

Uso do aço corten: Aplicações e vantagens

O aço corten tem ganhado cada vez mais espaço como um forte elemento em projetos de arquitetura e design de interiores. Esse tipo de liga de aço foi muito usado em esculturas e obras de arte com um viés industrial, principalmente em locais abertos, devido à sua aparência enferrujada, e hoje faz parte de decorações modernas. 

É justamente sua aparência única que faz com que as chapas de aço corten se destaquem na decoração de casas e edificações comerciais, mas não é essa a única vantagem dessa liga. 

Continue lendo o post, veja quais as principais aplicações do material, suas vantagens, entre outras informações. Acompanhe!

O que é o aço corten

O aço corten é um tipo de aço composto de ferro, cobre, cromo, níquel, fósforo, entre outros metais. Essa composição tem o intuito de melhorar suas propriedades anticorrosivas, fazendo com que os produtos desse material tenham maior resistência à corrosão atmosférica. 

Além disso, a combinação dos elementos gera uma reação química complexa quando em contato com a atmosfera, desenvolvendo de forma natural uma pátina protetora, por isso ele apresenta aquele aspecto de ferrugem, um visual rústico com pigmentação vermelha.

Essa camada de óxido aumenta as propriedades anticorrosivas do aço corten. Ela age como uma camada que repele a ação danosa do oxigênio e da umidade. 

O nome corten se dá por conta da alta resistência à corrosão. Essa denominação é uma marca registrada da Companhia do aço norte-americana (United States Steel Corporation), associada a junção das palavras “resistência à corrosão” em inglês (corrosion resistance).

Leia também: Qual a espessura de aço corten?

Quais as principais aplicações do aço corten

O aço corten é considerado um tipo de aço estrutural de baixa liga e alta resistência indicado principalmente para projetos de construção civil. 

Revestimento de fachadas 

Uma das principais aplicações do aço corten na construção e decoração é o revestimento de fachadas. O material proporciona um aspecto único, principalmente pela sua cor avermelhada. Ademais, ainda permite a fácil a instalação, que pode ser feita em módulos com auxílio de solda ou parafusos para manter a fachada segura. 

Portas e portões

Também é comum a aplicação em portas ou portões, de modo a trazer também maior segurança. Geralmente a própria porta é feita com chapas de aço corten ou recebe uma chapa extra de proteção. 

Paredes estilo drywall

Onde comprar aço Corten

Alguns projetos mais modernos utilizam parte das paredes feitas de chapas de aço corten. Temos atualmente paredes internas feitas do material sem comprometer a estrutura da edificação e sem a desvantagem de reter calor, como é o caso das chapas expostas ao sol. 

Guarda-corpoPortão de aço corten para fachada comercial rústica

Guarda-corpo é o mesmo que parapeito. As chapas são comumente usadas em fachadas, mezaninos, andar superior, plataformas e nas laterais das escadas, trazendo mais segurança e modernidade à estrutura. 

Elementos de decoração

preço de escultura de aço corten para decoração rústica

O aço corten se tornou um material de grande aceitação entre engenheiros, arquitetos e demais profissionais do ramo devido às suas qualidades físicas e aparência diferenciada. É comum seu emprego em decorações modernas e industriais, trazendo um elemento extra ao projeto. 

A criatividade de muitos profissionais não tem limites. Hoje em dia, as chapas de aço corten são empregadas em pequenos detalhes em portas, janelas, escadas, paredes e até no teto como forma de enriquecer o ambiente. 

Confira! Painel de Aço Corten: Benefícios e Aplicações

Pontes

O aço corten é muito utilizado em estruturas externas por conta de sua resistência superior. Além das pontes, o material é muito usado em passarelas, plataformas, viadutos, torres de transmissão, telhados, edifícios industriais, e muito mais.

Leia também: Vale A Pena Usar Chapas Expandidas?

Benefícios do aço corten

Entre os benefícios do uso do aço corten, podemos destacar:

Adequação a diversos projetos

O aço corten foi desenvolvido inicialmente para a indústria ferroviária na década de 1930, o que permitiu a criação de vagões mais leves e resistentes à ação do tempo, mas com o passar do tempo seu visual marcante despertou o interesse de arquitetos inovadores. 

Hoje em dia ainda há espaço para inovar com o material, que pode ser usado nas mais diferentes propostas. Você tem hoje, o uso de chapas na decoração, como estrutura, fachadas, entre outras abordagens únicas e de muito bom gosto. 

Maior resistência a corrosão

Como visto, a ampliação do uso da liga de aço corten ocorreu justamente para as estruturas metálicas apresentarem uma maior resistência física e climática. Você tem um material que se comporta muito bem em lugares de clima quente ou frio e sua camada extra garante a resistência às intempéries do tempo. 

O material, quando exposto a condições ambientais e agentes corrosivos, desenvolve uma película de óxido avermelhada, aderente e protetora, chamada pátina. Essa película é capaz de reduzir a velocidade do ataque corrosivo presente no ambiente, aumentando a vida útil do aço corten. 

Maior resistência mecânica

A liga de aço corten não é só resistente a corrosão e intempéries do tempo. Sua estrutura garante alta resistência a impactos, riscos, entre outros agentes externos. 

Baixa necessidade de manutenção

A composição do aço corten o faz ideal para estruturas que exigem baixa manutenção, como projetos elevados. Trata-se de um material resistente, que demanda apenas um lubrificante ou camada extra de proteção em regiões muito úmidas ou litorâneas por conta da ação da maresia. 

Fora isso, a manutenção é mínima, com apenas a limpeza sazonal para evitar o acúmulo de resíduos ou sujeira.  

Possibilidade de aquisição em chapas

Para facilitar o desenvolvimento de vários projetos, é possível adquirir chapas do aço corten conforme a necessidade da edificação. 

Além disso, trata-se de um material que permite o corte com diferentes técnicas, como oxi corte (com maçarico), corte de plasma, corte com serra fita industrial, corte de plasma, corte sob jato de água, entre outras técnicas que permitem um melhor aproveitamento. 

Ótimo custo-benefício

Em relação a outros materiais semelhantes, as chapas de aço corten podem ser mais fáceis de transportar e armazenar, já que não demandam um local coberto, dependendo do intervalo de tempo em que serão armazenadas. Além disso, o material dispensa pintura extra em determinados ambientes. 

Tudo isso reflete em um ótimo custo-benefício. Veja “Qual é o preço do aço corten”.

Como visto, o aço corten possui diferentes aplicações, tanto na arquitetura, quanto na construção civil. Suas características o tornam ideal para estruturas expostas ao clima, mantendo alta durabilidade e baixa perda de massa mesmo com elevados períodos de exposição. 

Conheça os produtos Mostaza!

 

Artigo desenvolvido em parceria com a Bepex Chapas Perfuradas e Expandidas

Deixe um comentário