Cuidado e limpeza do aço corten

O aço corten é um tipo de aço cuja tonalidade vermelho-ferrugem chama muita atenção, e é muito utilizado na construção civil, na arquitetura externa e interna.

Seu nome original é aço patinável, mas ficou conhecido pelo nome que o tornou popular nos Estados Unidos (Corten), e foi descoberto na década de 30 quando era muito utilizado para a construção de vagões de trens, e então por volta de 1960 passou a ser utilizado também na arquitetura. 

É tão querido para tantas utilizações por conta da pátina, que cria uma barreira protetora contra a corrosão, tornando o material três vezes mais resistente do que o aço comum, e mesmo sendo tão firme, ainda assim é mais leve. 

O que essa característica provê aos arquitetos e engenheiros é mais liberdade e maleabilidade na hora de construir e moldar o material, fazendo com que ele se adapte aos mais variados ambientes, tanto na área externa quanto na área interna.

Cuidados com aço corten

Cuidado e limpeza do aço corten

Como preparar o aço corten antes de usá-lo?

O processo de oxidação do material produz um farelo de ferro que se solta ao toque, e por isso é importante protegê-lo com uma demão de verniz

O verniz irá fixar as partículas que se soltariam, mas também interrompe o processo de oxidação, então é importante esperar a chapa enferrujar até o ponto desejado antes de envernizá-la.

Limpeza do Aço Corten

Depois de envernizada, a manutenção da chapa se torna fácil: basta um espanador para tirar o pó, ou um pano úmido para remover sujeiras mais difíceis. 

Materiais abrasivos como esponjas de aço, ou químicos, como removedores, devem ser evitados, pois poderão retirar a camada de verniz e dar início ao processo de oxidação da chapa, causando a produção de partículas de ferrugem.

Cuidados com o Aço Corten

Leve em consideração o local onde será instalada a chapa. Por exemplo, em regiões de umidade alta e com muita incidência solar, o verniz terá a vida útil reduzida, e precisará de nova aplicação em menos tempo. O mesmo vale para a limpeza, que também deve variar de acordo com o ambiente. Mas, uma manutenção semanal deverá garantir a beleza e a elegância do material por muitos anos.

O aço corten enferruja?

técnicas de limpeza do aço corten

Na verdade, o que acontece, é que o aço corten possui diferentes agentes químicos em sua composição que retardam sua ação corrosiva, o que o torna mais durável e resistente. É daí que vêm os diferentes tons vermelho ferrugem na superfície da chapa (também chamada de pátina), no entanto, essa oxidação permanece na superfície do material.

Inclusive, essa camada de “ferrugem” criada (a pátina), atua como uma barreira de proteção que impede o avanço da corrosão para o restante do material, o que o torna muito mais resistente do que o aço comum, e mesmo assim, mais leve.

É importante ressaltar que o nível da oxidação do aço corten está diretamente ligado às condições ambientais. O material irá oxidar mais rapidamente em ambientes externos, onde estará sujeito às ações do tempo.


Gostou do nosso conteúdo? Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *