MAIS DE 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA
You are currently viewing Decoração de fachada comercial: veja como escolher uma perfeita para seu negócio

Decoração de fachada comercial: veja como escolher uma perfeita para seu negócio

A decoração de fachada comercial é um dos temas mais importantes de um empreendimento físico. Já que é ela a primeira impressão que o cliente terá de sua loja, sendo assim é importantíssimo que você invista nela.

Não importa se é uma fachada de uma loja de shopping ou de rua, elas dizem muito sobre a sua empresa. Então, para acertar na decoração é preciso que ela seja chamativa, mas na medida certa para não acabar poluindo o ambiente.

Uma fachada comercial precisa comunicar o que é seu negócio, combinar com os produtos e ou serviços oferecidos e ainda respeitar o conceito de sua marca. Mas, a dúvida principal quando o assunto é decoração de fachada comercial é como conseguir isso? Para acertar em cheio na comunicação da identidade visual na fachada do seu negócio, e certamente, atrair mais clientes é só continuar lendo o artigo para conferir nossa dicas.

Primeiro passo para decoração de fachada comercial

Como as fachadas comerciais são a extensão do seu negócio, o primeiro passo para criar a decoração perfeita é entender qual objetivo da sua marca e valores do seu negócio para que eles sejam transmitidos para fachada. Sem contar que conhecer o público também é fundamental nesse processo.

Ter uma boa comunicação visual é o primeiro passo para você decidir como será a decoração da fachada. Por isso, alinhar toda sua comunicação juntamente com os desejos de seus clientes podem ajudar você a se destacar de seus concorrentes.

Antes de pensar na decoração da fachada, entenda o comportamento do seu público e estude quais são os elementos essenciais para conseguir atingi-lo.

Revestimento externo de fachada

Muitas vezes, o primeiro contato do seu cliente com sua marca é por meio da fachada, por isso ela é importante e precisa transmitir a identidade de seu produto ou serviço. Então pense muito bem para escolher a composição da vitrine, o revestimento, como será apresentação do letreiro e outros elementos que fazem a diferença na fachada.

Se você está pensando qual é a melhor decoração de fachada comercial com certeza já deve querer saber quais são os revestimentos estão em alta. Mas, é importante considerar algumas questões antes da escolha, como por exemplo:

  • Exposição solar;
  • Desgaste natural;
  • Clima da região;
  • Nível de umidade.

Além disso, as fachadas precisam proteger contra pichações e sujeiras. Por isso, é importante que você escolha as opções de revestimento ideias para locais externos. Confira alguns dos materiais mais utilizados em revestimento externo de fachadas e suas características para escolher qual melhor se encaixa em seu projeto.

decoração de fachada comercial de aço corten

Aço corten

Um material moderno e de alta resistência, isso porque o aço corten é três vezes maior do que o aço comum. Além de garantir um baixo custo com manutenção, fachadas comerciais de aço corten estão protegidas dos danos causados por corrosão e pela ação do tempo. E mais, a decoração de fachada comercial de aço corten também tem uma excelente durabilidade.

Concreto

O concreto é uma alternativa versátil e bastante econômica, fachadas com esse tipo de revestimento dão ao negócio um ar contemporâneo, industrial e moderno. Após sua instalação requer pouca manutenção.

Pedra

Bastante comum nos revestimentos de fachadas comerciais, dependendo da maneira que for utilizada a pedra garante ao seu negócio uma aparência moderna e rústica. Uma grande vantagem desse tipo de decoração de fachada comercial é que ela não exige manutenção com frequência, tornando o revestimento bastante econômico.

Madeira

A madeira é um material durável e resistente. Diferente do que muitas pessoas pensam, esse tipo de revestimento pode até ser aplicado em locais de calor e umidade. Mas, para isso é necessário a aplicação de produtos como vernizes impermeabilizantes e aplicá-los novamente sempre na manutenção. Utilizar a madeira na decoração da fachada trará ao seu estabelecimento uma aparência acolhedora e única.

Porcelanato e cerâmica

Por serem impermeáveis e resistentes, o porcelanato e a cerâmicas são materiais ideais para aplicar em locais com muita umidade. Ao escolhê-lo em sua fachada, você vai garantir uma aparência sofisticada e clean. O material é de fácil instalação e ainda confere ao interior do ambiente uma temperatura agradável. Leia também: Diferença entre pintura de aço corten e o próprio aço corten.

Tijolo aparente

Aplicá-lo trará para sua fachada uma aparência rústica, além de ser durável sua grande vantagem é não precisar de muitos cuidados com a manutenção. Os tijolos aparentes podem ser usados combinados com outros tipos de revestimento ou para decoração inteira da fachada.

Pintura

É o revestimento mais utilizado, devido a sua facilidade de aplicação. Mas, para uma melhor duração é necessário escolher tintas com características adequadas para serem aplicadas nas fachadas, pois por ser um ambiente externo para maior durabilidade as tintas precisam ser resistentes ao calor e umidade.

5 Dicas para você decorar fachadas de pontos comerciais

decoração de fachada rúsitca

A parte externa do seu estabelecimento precisa transmitir o ideal de seu negócio, demonstrar ao público quais os produtos ou serviços estão disponíveis e destacar o seu diferencial e estilo. Se você ainda não sabe como decorar a sua fachada comercial, confira nossas dicas de como valorizá-las ainda mais.

1.   Sem exageros

Cuidado com os exageros, uma fachada decorada de forma exagerada, repele ao invés de atrair clientes para você. Então, para evitar esse tipo de problema lembre-se que o menos é mais e não descarte a orientação de um profissional capacitado para que sua fachada seja de acordo com a proposta de seu negócio. Leia também: ACM: O que é e como usar?

2.   Acerte na escolha das cores

Muitos ainda erram ao decidir pelas cores, caso você opte por utilizar a cor da sua marca na fachada, tome cuidado pois ela pode não sobressair. Mas, se você já tiver cores fortes em seu logo o ideal é escolher para fachada cores neutras para dar mais destaque. Então, a dica principal é mesclar os tons com suavidade.

3.   Atenção para a iluminação

A fachada deve chamar atenção mesmo quando a loja estiver fechada, e uma das grandes aliadas para isso é a iluminação que além de destacar ainda oferece mais segurança à você e seus clientes. Afinal, se sua loja fica na rua e seu atendimento se estende até mais tarde, oferecer uma boa iluminação deixa seu cliente mais seguro para entrar nela. Leia também: Dicas de decoração rústica para decorar o ambiente.

4.   Use a criatividade

Nada mais cativa o público do que a criatividade na fachada comercial, para chegar no tom criativo ideal conte com a ajuda de projetistas e profissionais capacitados que vão te auxiliar a criar uma fachada acolhedora e que ressaltem as principais características do seu negócio.

5.   Não se esqueça dos detalhes

Alguns detalhes são importantes na decoração de fachadas comerciais, como a legislação pois, cada cidade tem uma lei de comunicação visual. Outro ponto comumente esquecido é da manutenção e limpeza. Afinal, do que adianta instalar uma fachada e se esquecer dela? Uma fachada com aparência suja e abandonada afasta os clientes.

Pontos importantes na decoração de fachada comercial

A escolha do material ideal e a contratação de um bom profissional evita gastos desnecessários e valoriza o seu investimento. E mais, a escolha da empresa que fornece o material para o revestimento de fachadas com ampla experiência no mercado e que usa matérias-primas de qualidade faz toda a diferença no seu projeto.

Seguindo esses pontos sua fachada ficará perfeita, quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato conosco para que possamos entender tudo o que você precisa.

 


Gostou do nosso conteúdo? Leia também:


Deixe um comentário

Contato pelo WhatsApp
×
×

Carrinho

Fechar