You are currently viewing O que é uma porta pivotante?

O que é uma porta pivotante?

Nada melhor para dizer o que é uma porta pivotante, do que explicar seu funcionamento.

Ela é fixada com pinos na parte superior e inferior, e esses pinos giram ao redor de um eixo vertical, chamado de pivô, dando nome aos modelos tão famosos de portas.

O funcionamento e o fato de não usarem dobradiças e deixarem as ferragens escondidas, garantem um efeito distinto e um acabamento mais leve e “clean” às portas pivotantes

Além disso, esse modelo de porta costuma também ser maior, mais largo ou mais alto, o que faz com que sejam vistas em projetos de ambientes amplos e com pé direitos altos.

São vários modelos diferentes para escolher, sendo a de madeira a mais comum e utilizada. Mas também existem diversas opções como a de vidro, metal, aço corten, entre muitos outros. 

Porta pivotante o que é

O que é uma porta pivotante?

Quando usar a porta pivotante?

Como são muitos modelos de porta pivotante, às vezes fica difícil escolher. Então é importante levar em consideração alguns pontos.

A escolha dependerá do seu projeto e, claro, das suas preferências, mas é importante ter em mente a sua segurança e privacidade, então é recomendado que a porta pivotante de vidro seja utilizada no interior dos ambientes, enquanto as de madeira ou aço, na entrada.

Veja algumas vantagens e desvantagens das portas pivotantes.

Vantagens

Instalação simples e risco menor de empenar 

A porta pivotante é bastante simples de instalar por não precisar de dobradiças, e também por conta disso, o risco de empenar é menor;

Maior variedade de materiais 

Você pode escolher muitos materiais para fabricar a sua porta, podendo dar ao seu projeto a sua própria personalidade.

Desvantagens

Peso

É necessário considerar o peso da porta ao escolher os pivôs, do contrário ela poderá arrastar no chão, dificultando sua movimentação;

Menor vedação 

Dependendo de como a porta pivotante for instalada, é possível que se torne mais fácil a entrada de poeira e insetos, assim como o isolamento acústico também poderá ser menor. 

o que é uma porta pivotante

Medidas e valores de portas pivotantes

As medidas para uma porta pivotante, seja ela de madeira, vidro, aço, ou outro material, são de no mínimo 80 centímetros de largura total e 2,10 metros de altura. A dimensão mais utilizada é de 1,20 metros por 2,10 metros. 

Os valores irão variar de acordo com o material escolhido para a porta, sendo as de madeira normalmente mais acessíveis, em média por R$ 1500,00, podendo variar até R$ 3500,00. 

 


Gostou da nossa postagem? Confira também as nossas outras publicações:

Deixe um comentário