Ter peças e móveis metálicos dentro de casa é tudo de bom. Integrando beleza à praticidade, o aço serve como um material perfeito para toda ocasião, perdurando por muito tempo sob o devido cuidado. No entanto, com o tempo, é completamente possível que a sua superfície comece a demonstrar sinais de envelhecimento, o que leva a uma eventual manutenção. Sendo assim, para prolongar a vida útil do seu item, é essencial saber como tirar a ferrugem do aço antes que ela se torne irreversível.
Continue lendo o artigo para aprender a fazer isso da maneira correta! Ou, caso você prefira pintar por cima da ferrugem – uma opção que talvez seja mais viável em peças maiores, como armários – leia o nosso guia detalhado aqui.
Como tirar a ferrugem do aço: passo a passo
Felizmente, há como tirar a ferrugem do aço com recursos caseiros e salvar nossos móveis, ferramentas e utensílios. Como você pode ver abaixo, dá para fazer isso sem gastar muito, apesar de requerer um pouco de esforço físico:
Vinagre branco
O vinagre possui elementos abrasivos e, por causa disso, não é recomendado para a maioria das tarefas domésticas que valorizam o brilho visual. No entanto, ele é a substância perfeita para lidar com a ferrugem, que pode se dissolver quando entram em contato.
Para isso, aplique uma boa quantia de vinagre no local desejado e deixe-o agir por 48 horas. Este método é mais efetivo em utensílios pequenos, uma vez que você pode simplesmente mergulhá-los numa bacia. No caso de móveis grandes, todavia, um pano pode ser de grande ajuda.
Após esse tempo, basta esfregar levemente uma esponja na área enferrujada e remover os resíduos acumulados. Caso ainda veja sinais de oxidação em sua peça, você pode repetir o processo mais uma vez.
Limão e bicarbonato
Aqui, você também vai precisar de um pincel para espalhar a mistura sobre a ferrugem. Quando o líquido tiver agido por alguns minutos, é necessário passar uma lixa sobre o local para eliminar o que restou, restaurando a aparência original da superfície metálica.
Não esqueça de higienizar o seu item após realizar o procedimento (sempre evitando o excesso de água).
Removedor químico
Caso as duas primeiras alternativas sejam ineficazes ou inviáveis para você, a solução final é por meio de um removedor químico, o qual você pode comprar em qualquer loja de equipamentos ou metalurgia perto da sua casa.
Estes produtos são, geralmente, feitos de ácido fosfórico ou oxálico – então podem causar danos à sua pele com o uso indevido. Tenha cuidado e sempre siga as orientações do fabricante – pois você vai querer preservar a sua saúde e a aparência do seu aço.
A única desvantagem de depender de uma solução química comercial é o trabalho extra. Para surtir efeito, produtos desse tipo talvez precisem ficar na ferrugem por algum tempinho, tendo que ser lavados depois.
O que causa a ferrugem no aço?
A ferrugem é o resultado químico de três ingredientes: ferro, água e ar. Quando uma superfície metálica entra em contato com esses dois elementos, ocorre o que chamamos de oxidação: quando o oxigênio da atmosfera entra no ferro e muda sua composição pura. Assim, a oxidação se torna ferrugem, que após certo tempo vira corrosão.
Desde que o metal passou a fazer parte do nosso cotidiano, este é um problema que sempre ocorre. É algo quase inevitável, levando em conta o fato de que a maioria das instalações são externas, recebendo chuva e umidade o tempo todo. Como veremos na seção a seguir, é possível fabricar produtos com maior durabilidade do que o normal, atendendo propósitos distintos.
Contudo, todo aço dentro de casa também está suscetível a este processo natural – e é por isso que temos que evitar a sua degradação sempre que possível. Embora seja algo reversível (nos casos menos graves, claro), a vida útil e beleza do seu móvel devem ser prioridades.
Como evitar a ferrugem
Aprender como tirar a ferrugem do aço talvez seja fácil – mas ainda mais fácil é evitar a oxidação e retardar o seu surgimento. Para isso, você pode tomar algumas precauções simples, como:
- Secar o molhado, com destaque para ferramentas e utensílios pequenos;
- Sempre fazer a higienização e limpeza das superfícies;
- Não usar produtos abrasivos ou de procedência duvidosa;
- Evitar o contato constante entre os metais e a umidade.
Leia também: Móveis de aço na cozinha – 4 opções para transformar seu ambiente
Aços que não enferrujam
Vemos o quão trabalhoso esse processo de remoção pode ser – sobretudo em móveis grandes que, querendo ou não, abrangem um alcance limitado de deslocamento. (Diferentemente de ferramentas e utensílios, você vai precisar se esticar bastante!)
Dessa forma, em termos técnicos, talvez você esteja em uma situação complicada. Nesse caso, como tirar a ferrugem do aço, então?
Bom – você já pensou que, em vez de gastar seus recursos em uma manutenção pesada, você pode substituir o seu produto antigo? Dá para optar por um aço de maior qualidade na hora da compra de um novo e, ainda, ser sustentável.
No mercado, existem algumas opções mais duráveis do que outras. Algumas delas podem ser até mais atraentes para você e a estética local. Veja só alguns exemplos interessantes:
- Aço Carbono: Também conhecido como metalon, este aço tem altas propriedades antioxidantes – o que significa que você não vai esquentar a cabeça com possíveis ferrugens. Além disso, esse material é altamente versátil, sendo encontrado em muitas construções, esculturas, decoração de interiores, escadas e, principalmente, portas.
- Aço Inoxidável: O famoso aço inox, além de não enferrujar de maneira alguma, pode ser encontrado em diversos tons, como bronze, dourado, azul, verde, preto, marrom e púrpura. Este aço é bem comum em cozinhas e banheiros devido à sua resistência à umidade, que garante uma estrutura estável por anos e anos.
- Aço Galvanizado: Este metal é extremamente durável, sendo resistente a corrosão, oxidação e choques mecânicos. No seu processo de fabricação, as peças de aço são mergulhadas em uma camada de zinco – algo que chamamos de galvanização – substância que garante proteção extra à sua superfície ao longo dos anos.
- Aço Corten: Esta é uma opção que atinge um propósito diferente das demais. Este tipo de aço é muito encontrado em design de interiores porque, dentre outras características duradouras, ele naturalmente possui uma tonalidade enferrujada, o que é perfeito para criar ambientes rústicos. Sendo assim, se você, de fato, gosta da cor da ferrugem e prefere explorar sua textura avermelhada ao invés de removê-la por completo, investir no aço Corten é a sua melhor opção – podendo transformar sua peça em algo diferente, encantador e vintage.
No fim do dia, a indústria oferece uma quantidade razoável de produtos metálicos que, mesmo sob as condições climáticas mais extremas, duram uma vida toda com manutenção mínima. Claro, se você tiver quaisquer dúvidas quanto ao tipo de metal ideal para a sua casa, é sempre recomendável consultar o serviço de profissionais para obter os melhores resultados.
Conte com a ajuda da Mostaza!
A Mostaza é uma empresa criada pela união de uma equipe apaixonada pela arquitetura rústica, reunindo uma experiência técnica de 3 décadas e vários clientes satisfeitos. Nossos profissionais experientes contam com maquinários de ponta para lhe entregar as melhores peças de decoração rústica com preço justo!
É só escolher um ambiente e apresentar sua ideia que nós da Mostaza transformaremos seus espaços do jeitinho que você deseja. Além da fabricação, também realizamos a montagem e instalação de seu projeto sob medida. Nossas peças são forjadas, cortadas e tratadas tecnicamente para que possam alcançar ainda mais durabilidade à ferrugem.
Aqui, você encontra infinitas possibilidades com materiais metálicos, incluindo o aço corten, o aço carbono e muito mais. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nosso catálogo de produtos!