A popularidade do aço Corten no mundo da decoração é inegável. Conquistando o coração de muitas pessoas, este material tem encontrado aplicações internas e externas ao redor do mundo, trazendo sua elegância rústica para a estética de residências e comércios. No Brasil, alguns produtos alternativos buscam simular a sua tonalidade avermelhada, como é o caso do MDF em aço Corten.
Mas será que realmente vale a pena investir neste produto? Qual é a diferença para o aço em si?
Continue lendo o artigo para saber mais – e aproveite para descobrir como transformar sua casa com esse estilo rústico no nosso guia detalhado.
O que é o aço Corten?
O aço corten é um tipo de material que possui uma tonalidade avermelhada, lembrando ferrugem. Seu verdadeiro nome é aço patinável – mas o aço ficou mais famoso por causa da marca que o popularizou nos Estados Unidos. Hoje em dia, sua vibe rústica marca presença em fachadas, portas, mobílias, decorações residenciais e muito mais.
Esse produto pode ser encontrado em várias formas – incluindo peças unitárias, como chapas metálicas, e revestimentos líquidos (que parecem pintura, mas não são). De certa forma, é um material que pode ser moldado por cada pessoa e que atrela um charme excepcional à arquitetura de vários lugares.
Ademais, este metal está tão em alta que até existem técnicas para oxidar móveis metálicos a fim de se conseguir o efeito Corten. Incrível, não?
Com isso dito, apesar do aço Corten não ter um preço assustador – com as placas custando a partir de R$14 por quilo – pessoas mais casuais, que não ligam tanto para as propriedades do metal, podem preferir um produto mais acessível. É aí que entram opções de materiais alternativos, como o MDF.
MDF em aço Corten: vale a pena?
A chapa de MDF em aço Corten trata-se exatamente do que o nome sugere: é um pedaço de madeira processada revestido com um acabamento que simula o material. É uma alternativa bastante comum no mercado, e uma que acaba sendo mais barata do que as demais.
Assim sendo, o MDF em aço Corten pode ser útil nos seguintes casos:
- se você prefere um material mais manejável e acessível;
- se você prefere ser econômico e não gastar muito;
- se você valoriza a cor do metal, e não o material em si.
No fim do dia, o MDF permanece sendo um material frágil que não dura muito tempo. Tradicionalmente, a maioria dos móveis brasileiros são montados assim – e sua delicadeza a choques mecânicos, umidade e arranhões é bem conhecida.
O aço Corten puro, por outro lado, sempre será um bom investimento para qualquer ocasião, levando em conta suas propriedades duráveis e custo-benefício a longo termo. Comparando suas vantagens principais, podemos citar fatores como:
- resistência à corrosão;
- rápida instalação e manutenção mínima;
- alta durabilidade;
- 100% sustentável, sendo uma composição natural reciclável.
Em termos técnicos, qualquer variação do aço Corten puro é mais vantajosa do que o MDF, que eventualmente pode lhe trazer mais custos e, claro, não oferece uma aparência tão rústica ao seu ambiente.
No fim do dia, é ideal colocar na balança todas as suas necessidades – e a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda para escolher o produto certo!
O melhor da decoração rústica você encontra na Mostaza
A Mostaza é uma empresa apaixonada pela arquitetura rústica – e que conta com a experiência técnica de uma equipe de profissionais que usam maquinários de ponta para lhe entregar as melhores peças de decoração com preço justo.
A decoração da sua casa no estilo rústico do aço Corten pode ter um lugar especial em seu projeto. Se o estilo for country chique ou mais tradicional, as peças de decoração rústica certamente podem se encaixar perfeitamente no seu ambiente – e para isso você pode contar com a gente!
Realizamos a fabricação, a montagem e a instalação do seu produto para que você não precise se preocupar com absolutamente nada.
Aqui, você encontra inúmeras possibilidades com materiais e móveis de aço do jeitinho que você quer. Visite nosso site para conhecer nossos produtos e entrar em contato ainda hoje!