You are currently viewing ACM: o que é e como usar

ACM: o que é e como usar

O ACM, sigla do inglês Aluminium Composite Material, é um tipo de revestimento em alumínio, que se tornou popular por sua alta resistência.

É composto por duas camadas de alumínio e uma de polietileno de baixa densidade.

As lâminas de alumínio variam de espessura de acordo com o projeto, assim como os acabamentos. No entanto, independente da espessura escolhida para o projeto, as chapas de ACM são muito conhecidas por sua alta maleabilidade, leveza, durabilidade e resistência.

Os painéis backlight compostos pelo material são planos, e ideais para utilização em dimensões grandes, viabilizando a criação de layouts exclusivos. Como a sua estrutura é em camadas, o painel terá um acabamento resistente, porém com o manuseio facilitado para projetos de construção civil e de placas de comunicação visual.

Sua maleabilidade torna possível moldá-lo em inúmeras formas diferentes, tornando o ACM em um material altamente personalizável. Por esse motivo, o ACM foi qualificado como uma das melhores soluções para criação de revestimento para fachadas comerciais e residenciais, marquises, testeiras e pilares.

Veja em tópicos mais características do ACM:

Principais Características do ACM

O que é e como usar alumínio composto

É um material leve, resistente, maleável, bastante durável e muito elegante.

Resistência

Composto por duas camadas de alumínio e uma de polietileno de baixa densidade, o ACM é um material com bastante resistência, garantindo que seu projeto dure por muito tempo.

Leveza

O alumínio é um material leve, e ao mesmo tempo resistente. Ao juntá-lo com o polietileno de baixa densidade, sua resistência é amplificada, garantindo que o ACM permaneça muito leve.

Design

Por ser altamente maleável, o ACM tem como mais uma vantagem o caráter estético. Pode ser moldado, recortado e vazado em inúmeras formas diferentes. Isso garante que cada projeto sempre seja exclusivo, resguardando a identidade visual de cada marca, edificação ou design.

Além disso, o material também pode ser colorido com uma imensidão de estilos e cores. As opções vão desde às sólidas, até as que imitam madeira, por exemplo. As pinturas para este tipo de material são resistentes à variações climáticas e outros tipos de interferências externas como a poluição e a maresia.

Isolante Térmico e Acústico

Sim! O alumínio em combinação com o polietileno, impede a transmissão de sons altos! Além disso, também oferece o bloqueio dos raios solares, garantindo a diminuição da transmissão de calor.

Sustentabilidade

Além de ser 100% reciclável, a vida útil de uma placa de ACM é de 40 anos, em média. Esse fator é importante, pois diminui custos com manutenção e resíduos. Também, como é um isolante térmico, o material diminui a necessidade do uso do ar condicionado, consequentemente gerando menor consumo de energia elétrica e emissão de CO².

Manutenção

A limpeza deve ser feita utilizando apenas água e sabão, como na limpeza de vidros. Além disso, deve ser frequente.

O que estraga? Produtos ácidos, abrasivos e alcalinos. Confira também: Cuidado e limpeza do aço corten.

Quanto custa ACM?

Em média R$ 200 por metro quadrado.

 


Gostou do nosso conteúdo? Confira também:

O que é pátina? E vantagens do aço corten;

Como usar o aço corten na decoração rústica.

Deixe um comentário