You are currently viewing Você sabe como ativar a pátina de aço corten?

Você sabe como ativar a pátina de aço corten?

As peças em aço corten fascinam todos que gostam de dar um ar mais rústico para a decoração. Por isso, saber como ativar a pátina de aço corten é cada vez mais procurado.

Os aços patináveis são aços que contém pequenas adições de elementos de liga, tais como fósforo, cobre, cromo e níquel que em determinadas condições ambientais contribuem para a formação de uma pátina protetora que resguarda o material da ação corrosiva e oxidante do tempo e ambiente. Leia também: O que é pátina?

Os diferentes tipos de aços patináveis podem ser classificados em dois grupos principais:

  1. Aços patináveis com baixos teores de fósforo com múltiplas adições de elementos de liga para endurecimento por solução sólida e aumento da resistência em relação à corrosão do tempo.
  2. Aços patináveis especiais com altos teores de fósforo (0,05 a 0,15%) para endurecimento e melhor resistência à corrosão, juntamente com múltiplas adições de elementos de liga, parecido com aços patináveis com baixos teores de fósforo.

como ativar pátina de aço corten

Como ativar a pátina de aço corten

Afinal, como ativar a pátina de aço corten?

O aço corten possui diferentes agentes químicos em sua composição que adiam a ação corrosiva do material. Isto é, deixa o material mais com maior resistência e durabilidade.

Em relação ao tom vermelho ferrugem do aço corten é originado do processo de oxidação do aço, conhecido também como pátina, no entanto essa oxidação acontece apenas na superfície do material e não progride para o interior da peça. Além disso, essa camada de ferrugem criada na superfície atua como se fosse uma barreira protetora impedindo o avanço da corrosão.

A pátina pode ser aplicada em qualquer tipo de material, como por exemplo:

  • latão;
  • cobre;
  • ferro;
  • ferro fundido.

Mas, para aplicá-la você precisa ter cuidado para fazer da maneira correta no material para não ter problemas com as peças.

Leia também:

Vantagens de utilizar o aço corten

Usar o aço corten na construção civil, acabamento, projetos ou decoração de interiores apresenta uma série de vantagens, entre elas podemos destacar:

  • instalação rápida;
  • material sustentável;
  • estética contemporânea;
  • resistência a agentes corrosivos;
  • grande durabilidade e resistência;
  • possibilidade de diversas aplicações;
  • evita custos de pintura e manutenção.

Além disso, as chapas de aço corten podem ser cortadas e manipuladas facilmente e isso aumenta a versatilidade e a flexibilidade do uso do material.

dicas de como ativar a pátina do aço corten

Como ativar a pátina de aço corten

Onde usar o aço corten

A maneira mais comum da utilização do aço corten é o revestimento em fachadas, sejam elas comerciais ou residenciais. Entretanto, atualmente o material tem sido cada vez mais utilizado para composição de peças para ambientes internos e até mesmo em paredes da casa. E mais, o aço corten ainda pode ser produzido com desenhos vazados e se transformar em uma divisória extremamente sofisticada que vai destacar ainda mais o ambiente.

Outra forma de utilizar o aço corten, que tem ganhando cada vez mais adeptos, é na fabricação de portas pivotantes. Elas dão um toque arrojado e moderno além de refinar a entrada da casa.

A pátina de aço corten da Mostaza é feita com a mais alta tecnologia permitindo que você acelere as propriedades de aço corten e obtenha os melhores resultados no menor tempo possível.

Entre agora mesmo em contato com a nossa equipe de especialistas para saber mais sobre a pátina de aço corten.

 


Gostou do nosso conteúdo? Leia também:

Deixe um comentário