Se você está pensando em renovar os ambientes da sua casa e não sabe por onde começar, uma dica interessante é investir em móveis que integram beleza e funcionalidade em um só lugar. Este é o caso das estantes, cujo conteúdo pode demonstrar sua personalidade criativa e ainda servir de compartimento de estoque. Com isso dito, muitas pessoas preferem confeccionar peças separadas para depois montá-las em casa; e se você é uma delas – e quer aprender como fazer estante de aço – está no lugar certo.
Neste artigo, apresentaremos um guia breve de como montar uma estante da forma correta – então continue conosco!
Aproveite para checar também: Closet com prateleira de aço – Dicas e benefícios
Como fazer estante de aço
Quando as prateleiras e suportes chegam à sua casa, os materiais necessários para montagem talvez virão com todo o conjunto – ou talvez não. Tudo depende do seu fornecedor, além do estilo estético do seu móvel. Com isso em mente, separamos aqui alguns recursos básicos para se ter na mão em qualquer caso:
- parafusos e porcas de 13mm (modelos tradicionais);
- chave tipo estriada 13;
- parafusadeira elétrica;
- lápis e fita métrica;
- soquete nº13;
- borracha de perfil em U, para colocar nos pés da estante de aço.
Você pode ver na Internet que a maioria das estantes costumam ter 6 prateleiras, com duas faixas em cada cantoneira – uma para dois parafusos, sendo mais reforçada, e outra para apenas um. Se você estiver com o manual do produto por perto, não deixe de consultá-lo para detalhes mais específicos.
Uma vez com tudo preparado, siga os seguintes passos para aprender como fazer estante de aço:
Passo 1: Colocando a estrutura de pé
Pegue a primeira e a última prateleira do móvel, encaixando-as em seu devido lugar para deixar a estante ereta. Para facilitar a montagem e evitar riscos, coloque algum forro de papelão embaixo dos pés do metal e apoie duas cantoneiras na prateleira inferior, fixando os parafusos em cada lateral.
Se preferir, já faça o mesmo com a prateleira de cima, verificando o espaço que você deseja deixar entre cada superfície. (Alguns modelos já vêm pré-ajustados.) Após a instalação das quatro cantoneiras, use os furos para os parafusos como referência durante o restante da montagem.
Passo 2: Montando as prateleiras do centro
Serão, em média, uns 8 parafusos para apertar e fixar em cada prateleira – pois dois deles sempre irão servir de suporte em cada canto. É recomendado usar a parafusadeira (chave 13) desde já, pois eles precisam ficar bem firmes para evitar um desnível na estante como um todo.
Pegue as prateleiras restantes e encaixe dentro do esqueleto moldado da estrutura. Aqui, você usará 4 parafusos para cada uma, ou 5 se a sua estante for um modelo fixável na parede. Use um lápis e uma fita métrica para marcar as medidas certas.
Passo 3: Fixando a estante
Agora é hora de apertar tudo. Evidentemente, o tamanho das brocas e das buchas (se forem necessárias) deverá corresponder aos buracos do seu móvel, pois o parafuso vai precisar ser fixado com firmeza lá dentro – especialmente se a sua família for propensa a tombar ou se apoiar nela de vez em quando.
Assim, com todos os parafusos no lugar certo, verifique se sua estante está nivelada e aguenta choques físicos, incluindo o peso dos seus itens pessoais. Se tudo estiver de acordo, ela estará pronta para ser usada.
Por que investir em uma estante de aço
O aço, por si só, é um material com múltiplas variações e modelos para todo tipo de gosto, o que abre um mundo de possibilidades no design de interiores. No caso das estantes, escolher peças de aço para complementar a estética da sua casa é um investimento duradouro, com altíssimo custo-benefício.
Veja só o que uma estante de aço pode oferecer:
- economia de espaço e orçamento em comparação com armários tradicionais;
- planejamento sofisticado, mas ao mesmo tempo sutil;
- expressão criativa de peças moduladas, como cabideiros e araras;
- fácil instalação, manutenção e desmontagem do móvel com as ferramentas certas;
- durabilidade e resistência à corrosão e oxidação;
- alta capacidade de suportar pesos;
- padronização do seu estilo organizacional.
A melhor parte, todavia, é a chance de encomendar peças com o tipo de metal que melhor atende às necessidades do seu lar. Os mais famosos no mercado incluem o aço inoxidável, o aço carbono (também conhecido como Metalon) e o aço Corten, que possui uma coloração avermelhada porque remete ao estilo rústico e enferrujado do ferro industrial. Estes dois últimos, a propósito, são especialidades aqui da Mostaza, com quem você pode entrar em contato para garantir uma estante de aço da melhor qualidade possível.
Leia também: Entenda as variações da cor do aço para a sua casa
Encomende sua estante de aço já pronta na Mostaza!
Fundada dentro de uma metalúrgica com mais de 30 anos de experiência, a Mostaza une a paixão pela arquitetura rústica com o conhecimento técnico de uma equipe experiente e maquinários de ponta, capazes de fazer solda, montagem, acabamentos diversos (usinagem, calandra ou pintura), corte (guilhotina, a água ou plasma) e dobra de diversos metais!
Todo o serviço, bem como nossos produtos, é realizado integralmente dentro da metalúrgica, que administra desde o estoque de matéria-prima até a entrega do produto pronto, o que auxilia no cumprimento da nossa missão: realizar obras e fabricar peças de decoração com ótimo acabamento, preço justo e em um curto tempo.
Na nossa loja virtual você vai encontrar alguns produtos à pronta entrega – entre em contato conosco para cotar preços e colocar sua estante de aço dos sonhos para fora do papel!